Em entrevista exclusiva ao Visão de Líder, o CEO da Alpargatas, Liel Miranda, revelou que impressionantes 95% dos lares brasileiros possuem ao menos um par de chinelos Havaianas. Isso significa que, mesmo em um país com grandes desafios sociais, a marca se consolidou como um ícone de consumo no Brasil. A Alpargatas, responsável pela Havaianas, tem uma presença significativa em mais de 300 mil pontos de venda ao redor do mundo e 1.000 lojas, sendo 600 no Brasil.
Com 8.000 funcionários, a empresa, que possui um valor de mercado de cerca de R$ 5,5 bilhões, enfrentou desafios durante a pandemia. No entanto, após a crise, viu uma recuperação significativa, com aumento de vendas, controle de custos e um EBITDA crescente. A estratégia de simplificação do portfólio, com a redução de 50% de modelos e cores, resultou em maior disponibilidade dos produtos no varejo e aumento no volume de vendas.
A Alpargatas focou seus esforços na Havaianas, deixando outras marcas como Osklen e Mizuno de lado, e apostando em inovação. Miranda também destacou que a parceria com a Dolce & Gabbana reflete a transformação da marca, que deixou de ser apenas funcional para se tornar um item de luxo.
Em relação ao mercado de ações, o CEO afirmou que a empresa mantém custos sob controle e promete crescimento constante, apesar das flutuações econômicas, como o aumento do dólar e do petróleo. A Alpargatas continua atraindo investidores de longo prazo, consolidando-se como uma das empresas mais tradicionais da B3.