O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar o pagamento do 13º salário em uma única parcela para alguns segurados entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro.
Essa medida é direcionada aos beneficiários que passaram a ter direito ao auxílio após o primeiro pagamento do 13º, realizado entre abril e maio deste ano.
Quem Tem Direito ao 13º em Cota Única?
O pagamento único do 13º será destinado a aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS que começaram a receber o benefício depois da primeira parcela do 13º.
Essa modalidade permite que eles recebam o valor integral de uma vez, diferente daqueles que já receberam a primeira parcela em abril e maio.
Cronograma de Pagamento
O calendário segue as datas do INSS, priorizando os beneficiários que recebem um salário mínimo, com pagamentos iniciando no dia 25 de novembro e finalizando no dia 6 de dezembro.
Para quem recebe mais que um salário mínimo, os pagamentos serão feitos a partir de 2 de dezembro, de acordo com o final do número do benefício.
Por Que o INSS Antecipou o 13º?
Desde 2020, o governo federal tem antecipado o 13º para estimular a economia e dar mais segurança aos beneficiários. E
ssa prática foi iniciada durante a pandemia e tornou-se uma medida prática de suporte financeiro.
A cota única representa uma injeção de cerca de R$ 1,3 bilhão, beneficiando cerca de 1,7 milhão de segurados e aquecendo a economia, especialmente em regiões onde muitos aposentados e pensionistas fazem suas compras e utilizam serviços essenciais.
Para acessar o extrato do 13º, o segurado pode utilizar o site ou aplicativo Meu INSS. Após fazer login com CPF e senha, basta selecionar “Extrato de Pagamento de Benefício” para visualizar as informações sobre o pagamento do 13º.