A partir de novembro de 2024, a Caixa Econômica Federal implementará novas regras para o financiamento de imóveis, exigindo uma entrada maior dos compradores. O banco, principal agente de financiamento imobiliário do Brasil, passará a financiar apenas imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão.
As alterações incluem uma significativa redução na porcentagem do valor financiado. No Sistema de Amortização Constante (SAC), o financiamento diminuirá de 80% para 70%, o que obriga os compradores a darem uma entrada mínima de 30%. Já no Sistema Price, a cota de financiamento cairá de 70% para 50%, exigindo que o cliente pague metade do valor do imóvel.
Os contratos já firmados ou que forem fechados até 31 de outubro não sofrerão alterações, garantindo proteção aos consumidores que buscam crédito nesse período.
Essas mudanças foram motivadas pela alta demanda por crédito imobiliário em 2024, que superou as expectativas do banco. Em nota, a Caixa destacou que, até setembro deste ano, já havia concedido R$ 175 bilhões em financiamentos, um crescimento de 28,6% em comparação ao mesmo período de 2023. No total, foram 627 mil financiamentos, beneficiando cerca de 2,5 milhões de brasileiros.
Para lidar com essa demanda crescente, a Caixa está buscando constantemente soluções que ampliem o acesso ao crédito habitacional. Isso inclui discussões com o mercado e o governo para garantir a expansão do financiamento imobiliário, não apenas pela Caixa, mas por outros agentes do setor.