Um carro elétrico comercializado no Brasil, o Neta Aya, foi reprovado nos rigorosos testes de colisão da ASEAN NCAP, gerando grande preocupação. Com preço inicial de R$ 128 mil, o veículo obteve nota zero em segurança, expondo riscos graves para os ocupantes em casos de acidentes.
Desempenho Alarmante nos Testes
O teste de colisão frontal, realizado a 64 km/h, revelou falhas críticas. A estrutura da carroceria foi considerada fraca, e o sistema de retenção, comprometido. Esses problemas colocam em risco a proteção da cabeça, pescoço, peito e pernas do motorista e passageiros.
Além disso, o Neta Aya também foi avaliado em cenários que simulam atropelamento de motociclistas, onde novamente recebeu nota zero. No total, o veículo atingiu 28,55 pontos de 100 possíveis, refletindo um desempenho preocupante.
Especificações e Equipamentos
O Neta Aya possui uma estrutura compacta, com 4,07 metros de comprimento e 335 litros de capacidade no porta-malas. Equipado com um motor elétrico de 95 cv, o veículo oferece autonomia de 263 km. Contudo, em termos de segurança, sua versão básica disponibiliza apenas dois airbags, freios ABS e controle de estabilidade.
Na versão mais cara, de R$ 138.900, sistemas avançados como controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência em faixa estão presentes. Mesmo assim, especialistas questionam se esses recursos compensam os riscos estruturais apontados pelos testes.
Impactos na Reputação da Neta Auto
Além do resultado negativo nos testes, a Neta Auto enfrenta desafios em sua gestão. Recentemente, o CEO Zhang Yong deixou a empresa, alimentando rumores sobre instabilidade interna. A troca de comando ocorre em um momento crítico, enquanto a marca tenta expandir sua presença no mercado global.