Flávio Figueiredo Assis, autointitulado “Elon Musk brasileiro”, fez grandes promessas sobre a Lecar, sua empresa voltada à produção de carros elétricos nacionais. No entanto, a realidade ficou distante das expectativas. A promessa de um carro 100% elétrico fabricado no Brasil foi abandonada em favor de um modelo híbrido, produzido na China.
Originalmente, Assis anunciou que a Lecar 459 seria o primeiro veículo elétrico nacional, com preço de R$ 279 mil e autonomia de 400 km por carga. A produção começaria em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com capacidade para 50 mil unidades anuais. No entanto, ao longo de 2024, o projeto sofreu mudanças significativas. A fábrica foi transferida para o Espírito Santo e, em vez de um modelo totalmente elétrico, a Lecar optou por um híbrido, reduzindo o preço para R$ 143 mil.
Além disso, a tentativa de adquirir a fábrica da Ford em Camaçari (BA) para a produção foi frustrada, com a vitória indo para a gigante chinesa BYD. Com dificuldades para montar uma fábrica no Brasil, Assis anunciou que as primeiras unidades do carro seriam produzidas na China, com entregas previstas para 2026.
A promessa de apoio do governo, anunciada por Assis, também foi mal interpretada. O valor de R$ 3 bilhões se refere à isenção de tributos, e não a um financiamento direto.
Embora a pré-venda tenha sido lançada, os resultados são tímidos, com apenas 26 unidades reservadas até o momento. O projeto continua envolto em incertezas, distantes da visão inicial de um carro elétrico nacional.