A Rumo Logística, em parceria com o governo de Mato Grosso, está investindo R$ 14 bilhões na construção da primeira ferrovia estadual do Brasil. O projeto, chamado Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (F.A.T.O.), será um divisor de águas na infraestrutura do país.
Com 743 km de extensão, essa ferrovia interligará cidades de Mato Grosso, como Rondonópolis e Cuiabá, ao Porto de Santos, um dos maiores polos de exportação do Brasil. O investimento visa modernizar o transporte de grãos e outros produtos essenciais, além de contribuir para a sustentabilidade e eficiência logística.
Geração de Empregos e Impacto Social
Além de melhorar a logística, o projeto promete criar aproximadamente 180 mil empregos até 2030, divididos entre vagas diretas, indiretas e induzidas. Esse impacto positivo na economia local reflete o compromisso do projeto com o desenvolvimento socioeconômico da região. A F.A.T.O. também ajudará a reduzir emissões de gases de efeito estufa ao transferir parte do transporte de cargas das rodovias para os trilhos, contribuindo para a sustentabilidade e segurança no transporte.
Tecnologia e Sustentabilidade no Desenvolvimento
A construção da ferrovia está sendo planejada com o uso de tecnologias avançadas, como LIDAR e NIR, que ajudam a mapear o terreno com precisão e reduzir o impacto ambiental. O projeto também visa atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, focando em uma expansão eficiente da malha ferroviária. A capacidade de transporte de grãos deverá dobrar até 2032, o que ajudará a atender à crescente demanda no agronegócio.
O nome da ferrovia homenageia Olacyr de Moraes, um pioneiro do setor ferroviário em Mato Grosso, destacando a importância histórica do estado no desenvolvimento logístico do Brasil. Com a expansão da produção de grãos no estado, a F.A.T.O. será essencial para garantir a eficiência da cadeia de suprimentos e atender à demanda crescente.