Milão é um exemplo perfeito de cidade onde a facilidade de acesso a serviços essenciais torna a vida urbana mais prática e agradável. Em muitas cidades, há uma busca constante por acesso a serviços básicos como médicos, escolas e supermercados, preferencialmente a uma distância que permita deslocamentos a pé ou de bicicleta.
Uma pesquisa recente, publicada na revista Nature Cities, analisou o conceito de “cidades de 15 minutos”, que permite aos moradores realizar suas atividades diárias sem precisar de longos deslocamentos. Este estudo, realizado pelos Laboratórios de Ciência da Computação da Sony em Roma, analisou 10.000 cidades ao redor do mundo, destacando as que melhor se adaptam a esse conceito.
O que São Cidades de 15 Minutos?
Mas afinal, o que significa viver em uma cidade de 15 minutos? A ideia, proposta pelo cientista Carlos Moreno, sugere que tudo o que você precisa diariamente deve estar a uma curta distância de caminhada ou de bicicleta. Paris é uma das cidades que melhor incorpora este conceito, com políticas urbanas voltadas para melhor acessibilidade e utilização das vias públicas.
Cidades Europeias e suas Vantagens
Na Europa, muitas cidades se destacam como modelos de acessibilidade e planejamento urbano. Por exemplo, Milão e Barcelona são conhecidas por suas infraestruturas compactas, que permitem fácil acesso a uma variedade de serviços em um raio de 15 minutos. Isso se deve, em grande parte, à maneira como muitas cidades europeias foram planejadas antes da era dos automóveis.
- Alta densidade populacional permite acesso rápido a serviços.
- Elaboração urbana que prioriza pedestres e ciclistas.
- Facilidade de deslocamento que reduz a dependência de veículos motorizados.
Por que Nem Todas as Cidades São Assim?
Não são todas as cidades que conseguem ser uma “cidade de 15 minutos”. Nos Estados Unidos, por exemplo, grandes metrópoles como Atlanta e Los Angeles ainda enfrentam desafios significativos em termos de acessibilidade a serviços no dia a dia. Em contraste, Nova York, particularmente Manhattan, tem mostrado que densidade e planejamento podem andar de mãos dadas para atingir esse objetivo.
- Cidades planejadas antes do advento do automóvel têm vantagens.
- Desafios urbanos modernos muitas vezes envolvem reconfiguração de infraestrutura.
- Transição para uma infraestrutura mais acessível pode ser lenta e complexa.