Pelo terceiro ano consecutivo, Viena, capital da Áustria, é reconhecida como a melhor cidade do mundo para se viver, segundo a pesquisa anual do Economist Intelligence Unit (EIU).
A avaliação das cidades é feita com base em cinco categorias principais: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.
No total, 173 cidades foram analisadas pelo índice do EIU. No topo da lista, junto com Viena, encontram-se outras duas cidades europeias: Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça.
É notável que nenhuma cidade da América Latina ou da África está entre as 8 melhores desse ano. A pontuação média das cidades aumentou ligeiramente em 2024, apesar dos desafios geopolíticos, agitações civis e crises no mercado imobiliário.
Viena obteve uma pontuação perfeita de 100 em estabilidade, saúde, educação e infraestrutura. No entanto, a cidade ainda tem “espaço para melhorar” na categoria de cultura e ambiente.
A crise imobiliária global impactou negativamente a pontuação de infraestrutura de várias cidades. Além disso, a estabilidade foi a categoria que mais sofreu declínios em 2024, devido ao aumento de protestos e conflitos armados.
As 8 Melhores Cidades para Viver no Mundo
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá
- Genebra, Suíça
- Sydney, Austrália
- Vancouver, Canadá