O INSS anunciou novos mutirões para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) no Estado do Rio de Janeiro. As ações ocorrerão nos dias 14, 21 e 28 de setembro, oferecendo um total de 1.280 vagas. O atendimento será realizado aos sábados, das 7h às 14h, em nove agências da Previdência Social, localizadas na capital e na Baixada Fluminense.
Os mutirões visam agilizar o processo para quem busca iniciar a solicitação do BPC/Loas. O atendimento será escalonado e dividido entre diversas localidades. No dia 14 de setembro, os postos estarão em Nova Iguaçu, Praça da Bandeira e Nilópolis. Em 21 de setembro, o atendimento será nas agências da Avenida Brasil e São João Meriti. Já no dia 28, serão contemplados São Gonçalo, Duque de Caxias, Magé e Macaé.
Para participar, os interessados devem agendar o atendimento através da central telefônica 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. O objetivo é reduzir a fila de espera e esclarecer dúvidas sobre o benefício.
O BPC/Loas é destinado a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo. O valor do benefício é de um piso nacional, atualmente fixado em R$ 1.412. Não é necessário ter contribuído para o INSS, e o benefício não é acumulável com outros programas de Seguridade Social, exceto assistência médica e pensão especial indenizatória. Além disso, os beneficiários não recebem 13º salário e o BPC não se converte em pensão por morte.
A concessão do benefício para maiores de 65 anos envolve uma análise administrativa, enquanto para pessoas com deficiência é realizada uma avaliação social pelo INSS.