A plataforma digital Brasil Mais TI, uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está oferecendo uma excelente oportunidade para quem deseja se qualificar na área de tecnologia da informação.
Através desta iniciativa, estão disponíveis 30 cursos gratuitos na modalidade a distância, totalizando mais de 1500 horas de qualificação.
O objetivo do programa é múltiplo: despertar a vocação dos jovens para a área de tecnologia da informação, reduzir a carência de profissionais qualificados no setor e proporcionar aos estudantes uma sólida oportunidade de carreira.
Desde sua criação em 2013, o Brasil Mais TI tem demonstrado grande impacto, com mais de 150 mil usuários cadastrados e 287 mil cursos concluídos até agora.
Diversidade de Cursos Oferecidos
De acordo com Rafael Almada, assessor especial de inovação da Setec, os cursos oferecidos são diversos e abrangem desde o básico, como edição de textos, até áreas mais avançadas como a criação de algoritmos e programação.
Além dos 29 cursos de tecnologia da informação, há também um curso de inglês, essencial para profissionais que buscam uma carreira global. “A intenção é atrair novos estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”, afirma Almada.
Os interessados em participar dos cursos a distância devem se cadastrar na página do programa na internet.
Os estudantes podem se matricular em até dois cursos simultaneamente, permitindo uma flexibilização no aprendizado e maior aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo Brasil Mais TI.
Essa iniciativa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho de TI ou aprimorar seus conhecimentos na área.