Uma nova pesquisa publicada na última terça-feira (5) na revista científica JAMA Network prevê que o número de casos de câncer no mundo deverá quase dobrar até 2050. A estimativa aponta um aumento de 77% nos casos de câncer entre 2022 e 2050, totalizando 15,3 milhões de novos casos, além dos 20 milhões registrados em 2022. O estudo também revela que as mortes globais por câncer devem crescer em quase 90%, com 8,8 milhões de óbitos adicionais até 2050.
O estudo foi conduzido por Habtamu Bizuayehu e sua equipe da Universidade de Queensland, na Austrália. Eles analisaram dados de 36 tipos de câncer em 185 países, utilizando informações da Global Cancer Observatory. Para as projeções, as taxas de mortalidade foram aplicadas às previsões populacionais do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.
A pesquisa destaca que os países com baixo e médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serão os mais afetados. Nação como Níger e Afeganistão devem ver o número de casos e mortes por câncer quase triplicar até 2050. Em contraste, países com IDH alto, como a Noruega, terão um aumento mais modesto.
Fatores como maior expectativa de vida, aumento da obesidade e o crescimento do tabagismo, especialmente com o uso de cigarros eletrônicos, também são apontados como contribuintes para o aumento dos casos de câncer.
O câncer de pulmão lidera as projeções, com 13,1% dos novos casos e 19,2% das mortes, mantendo-se como o tipo mais comum de câncer até 2050.