Tem se tornado cada vez mais fácil requisitar a aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O processo, que há alguns anos era realizado presencialmente, pode hoje ser feito digitalmente, com o envio da solicitação pelos canais remotos da Previdência Social.
Com a digitalização dos serviços, a burocracia foi reduzida, tornando o pedido de aposentadoria mais acessível a todos. No entanto, é necessário seguir alguns passos fundamentais para garantir que tudo ocorra corretamente.
Como dar Entrada na Aposentadoria pelo Meu INSS
A fim de solicitar a aposentadoria no Meu INSS, o primeiro passo é reunir todos os documentos necessários. Estes documentos podem ser fotografados ou encaminhados em formato PDF através do portal.
Com o login, o próprio sistema reconhece os dados do cidadão e já possui alguns documentos registrados, como o extrato previdenciário. Outros comprovantes podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminhá-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:
- Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
- Em “Novo requerimento” será aberta uma aba para pesquisa, digite “aposentadoria” e escolha a alternativa de aposentadoria desejada;
- Confira se cumpre com os requisitos mencionados e continue;
- Preencha as informações e anexe os documentos;
- Envie o pedido.
No caso da aposentadoria por invalidez, será obrigatório passar por perícia médica. O acompanhamento do pedido pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.
Quais Documentos São Necessários para Pedir Aposentadoria no INSS?
Antes de fazer o pedido de aposentadoria do INSS, é essencial ter em mãos os seguintes documentos:
Documentos pessoais:
- CPF e RG;
- Documentos de trabalho e contribuição, como carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
- Documentos de comprovação de tempo especial, se trabalhou em atividades consideradas especiais, como exposição a agentes nocivos à saúde.
Documentos complementares:
- Certidão de nascimento atualizada com a averbação da incapacidade, se for o caso;
- Documentos do responsável legal, se for o caso;
- Relatórios médicos, laudos e exames atualizados, se a incapacidade ainda não estiver materializada por medida judicial;
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), emitido pelo INSS, se houver;
- Fichas financeiras de todo o período de trabalho;
- Ficha do Registro de Servidor Público, ficha do contrato de trabalho, ficha financeira, termo de posse e certidão de tempo de serviço da prefeitura, se for o caso;
- Ato concessório do último adicional por tempo de serviço, se for o caso.
O Que é Necessário para Criar uma Conta no Gov.br?
Para acessar o portal Meu INSS é imprescindível ter uma conta no Gov.br. A criação dessa conta é simples e pode ser feita seguindo os passos abaixo:
- Acesse o site oficial Gov.br;
- Clique em “Criar sua conta Gov.br”;
- Preencha os dados pessoais necessários;
- Confirme a verificação de segurança;
- Finalize o cadastro seguindo as instruções enviadas por e-mail ou SMS.