O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem planos de reforçar seu quadro de servidores nos próximos anos, mas as expectativas variam conforme o cargo. O concurso realizado em 2022 para o cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio) segue válido até maio de 2025, e novas nomeações são esperadas até lá, com mais de 1.800 convocados até o final de 2024. Contudo, não há confirmação oficial sobre a realização de um novo concurso para essa função em 2025, apesar da alta demanda por servidores.
O INSS, porém, já tem certame autorizado para o cargo de Perito Médico Federal. O concurso para 175 vagas está previsto para ser lançado até fevereiro de 2025, com salários que podem chegar a R$ 14.080,14, dependendo da carga horária. Os aprovados serão alocados em regiões com maior necessidade, principalmente fora das grandes cidades, com exigência de permanência mínima de 5 anos no local.
Além disso, o INSS pleiteia novas contratações e uma reestruturação interna que deve impactar a carreira de servidores. A reestruturação salarial, com reajustes e aumento na progressão de carreira, será implementada entre 2025 e 2026.
Por fim, embora o concurso para Analista do Seguro Social esteja aguardando autorização, a demanda por novos profissionais segue em alta, já que o INSS enfrenta um déficit de mais de 22 mil servidores. Com a maioria dos servidores aposentados, a necessidade de novos concursos permanece urgente.