Três anos após encerrar suas operações fabris no Brasil, a Ford encontrou um novo caminho no país, focando em inovação e desenvolvimento. A montadora transformou seu centro de pesquisas em Camaçari, na Bahia, em um dos mais relevantes do mundo. Com um aumento de 700 para 1.600 engenheiros e pesquisadores, o local já produziu três motores que são utilizados globalmente.
Atualmente, quase metade das inovações em software e tecnologia da Ford são desenvolvidas no Brasil. Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Ford na América do Sul, afirma: “Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo”.
Além do centro de Camaçari, a Ford mantém um centro de provas em Tatuí, São Paulo, ativo desde 1970. Esse espaço está passando por obras para integrar testes de carros autônomos, que serão vendidos em diversos mercados.
A nova estratégia da Ford se concentra em veículos maiores, como picapes, SUVs e comerciais leves importados, abandonando a produção de carros pequenos. Em 2023, a empresa registrou um crescimento de 40% nas vendas em relação ao ano anterior, reposicionando-se na rota do lucro.
O governo brasileiro também está atento ao setor automotivo, com a recente aprovação do Programa Mover. Este programa oferece benefícios fiscais para montadoras que investirem em tecnologias de baixa emissão de carbono, seguindo o exemplo da Ford.
Essas movimentações ressaltam o potencial do Brasil como um centro de referência tecnológica. Embora ainda sejam exceções, a transformação da Ford e o contínuo investimento da Airbus sinalizam um futuro promissor para a engenharia e a inovação no país.