O Nubank anunciou uma significativa expansão na oferta de empréstimos consignados, agora incluindo convênios com os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A liberação para contratação será feita de forma gradual ao longo de 2025, conforme a conclusão da integração tecnológica necessária.
Com essa nova iniciativa, o Nubank já totaliza dez parcerias voltadas a servidores públicos. Além do Rio e Minas, a fintech possui acordos com as Forças Armadas e com os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além do estado do Paraná. Essa expansão permitirá que mais de dois milhões de servidores ativos e inativos sejam atendidos, em um cenário onde o Brasil conta com cerca de 11 milhões de vínculos públicos ativos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O serviço de empréstimos consignados do Nubank foi inicialmente disponibilizado para servidores federais em março de 2023, através do NuConsignado, que pode ser acessado diretamente pelo aplicativo. A fintech também oferece o serviço para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entre julho de 2023 e junho de 2024, o Nubank registrou uma taxa média de juros de 1,42% ao mês para servidores públicos federais, 19% inferior à média do mercado, que é de 1,75%. Os clientes escolheram, em média, um prazo de 60 meses para o pagamento, menor que os 95 meses observados no mercado.
Livia Chanes, CEO das operações no Brasil, destacou que a digitalização do processo traz flexibilidade e eficiência, resultando em economia e menores taxas para os clientes.