O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a abertura de 440 vagas extras para atender às solicitações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Rio de Janeiro. O mutirão ocorrerá no dia 19 de outubro, das 7h às 14h, em quatro agências da Previdência Social localizadas na capital e na Baixada Fluminense.
O principal objetivo dessa ação é agilizar o atendimento em um momento de crescente demanda por esse benefício, essencial para idosos e pessoas com deficiência que não possuem meios de sustento. Para participar, é imprescindível agendar o atendimento previamente. Os interessados podem fazer isso através da central telefônica 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS.
As agências que estarão disponíveis para atendimento são:
- Agência São Gonçalo (Rua Coronel Moreira César, 169 – Centro) com 160 vagas.
- Agência São João de Meriti (Avenida Automóvel Clube, 2.384 – Vilar dos Teles) com 80 vagas.
- Agência Barra da Tijuca (Avenida Armando Lombardi, 385) com 80 vagas.
- Agência Engenheiro Trindade, Campo Grande (Rua Engenheiro Trindade, 429) com 120 vagas.
O BPC garante uma renda mínima de um salário mínimo (R$ 1.412) para aqueles que atendem aos critérios de idade, renda familiar e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A concessão do benefício é simplificada para idosos, enquanto pessoas com deficiência passam por uma avaliação social.
Essa iniciativa é parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que visa melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera para os serviços do INSS.