O Itaú Unibanco decidiu expandir sua oferta de criptomoedas para todos os seus clientes, permitindo agora a compra e venda de bitcoin e ethereum diretamente pelo aplicativo do banco. A funcionalidade, que pode ser acessada na seção ‘Produtos > Investimentos > Criptoativos’, permite que as transações sejam concluídas em até 10 minutos.
Para as compras, o Itaú cobra uma taxa de custódia de 2,5%, enquanto a venda das moedas não tem custos adicionais. No entanto, os clientes não podem transferir seus criptoativos para carteiras externas, nem enviar criptos do Itaú para fora da plataforma. Isso significa que as moedas compradas ficam restritas ao banco, podendo apenas ser trocadas entre bitcoin e ethereum ou liquidadas, com o dinheiro retornando à conta do cliente.
O banco também está de olho na evolução regulatória do setor. Guto Antunes, head da Itaú Digital Assets, afirmou que a expectativa é integrar carteiras externas a partir do ano que vem, dependendo do desenvolvimento da regulação sobre criptoativos. Além disso, o banco aguarda a regulamentação de outras criptomoedas populares, como a USDT e Solana, para ampliar o portfólio de ativos.
Antes de lançar o serviço para todos, o Itaú realizou testes com investidores e funcionários, e observou um aumento de 30% no número de transações em um mês. Embora o número exato de clientes não tenha sido divulgado, o banco revelou que o produto foi bem recebido e superou as expectativas.
O Itaú segue ampliando sua atuação no mercado cripto, mesmo sem a total regulamentação das criptomoedas no Brasil.