Embora possa parecer estranho, a nota de zero euros não é uma novidade. Desde 2015, mais de 2.500 modelos diferentes foram emitidos em 30 países da Europa.
Essas notas comemorativas são semelhantes à moeda de 1 real lançada nas Olimpíadas do Rio em 2016, servindo como itens colecionáveis e preservando a memória de eventos históricos.
Agendada para ser lançada em julho de 2024, a nova nota de zero euros comemorará o desembarque na Normandia, que aconteceu em 6 de junho de 1944.
Esse evento, conhecido como Dia-D, marcou um ponto crucial na Segunda Guerra Mundial, iniciando a libertação dos territórios europeus ocupados pelos alemães e estabelecendo as bases para a vitória dos Aliados na Frente Ocidental. A edição será limitada, com apenas 3.000 notas disponíveis.
Função e Produção
Essas notas têm uma função meramente comemorativa e não possuem curso legal, ou seja, não podem ser usadas para transações comerciais.
Semelhantes às moedas temáticas de pontos turísticos, as notas de zero euros são souvenirs colecionáveis, produzidos com as mesmas técnicas de qualquer outra nota de euro.
Embora não sejam válidas como moeda, não devem ser consideradas “falsas”, pois são confeccionadas pelo banco com o mesmo rigor.
A nova nota será produzida pela Oberthur Fiduciaire e vendida pela Euro Banknote Memory. Notas de zero euros de edições anteriores, lançadas em diferentes países da Zona Euro, podem ser adquiridas online, em museus ou outros pontos turísticos. O custo dessas notas varia entre 6 e 15 euros.