O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios firmaram uma nova parceria que promete facilitar o acesso dos segurados ao requerimento de benefícios por incapacidade temporária. A iniciativa foi oficialmente anunciada em Brasília, no dia 14 de outubro, pelos presidentes do INSS e dos Correios, além do ministro Carlos Lupi.
Com a ampliação do Atestmed, os segurados poderão solicitar benefícios em 2,6 mil agências dos Correios em todo o país. Esse serviço se soma às 1,6 mil unidades do INSS já disponíveis, bem como ao Meu INSS e à Central 135. A intenção é que a população tenha mais opções para realizar seus requerimentos, especialmente em localidades onde o acesso à internet é limitado.
Os segurados poderão fazer o requerimento diretamente nas agências, onde os funcionários digitalizarão a documentação e a inserirão no sistema do INSS. Alternativamente, é possível iniciar a solicitação pela Central 135 e finalizá-la nos Correios, com um prazo de cinco dias para a apresentação da documentação necessária.
Além disso, o Balcão Cidadão também permitirá o cumprimento de exigências para todos os requerimentos do INSS, facilitando a correção de pendências documentais.
Carlos Lupi destacou que a parceria beneficiará milhões de brasileiros, aumentando a capacidade de atendimento para mais de 100 milhões de solicitações mensais. Essa colaboração visa atender a população de maneira mais eficaz e acessível, refletindo o compromisso do governo em promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.