A Volkswagen está se preparando para lançar o “Gol SUV” em 2025, um novo modelo que será posicionado abaixo do T-Cross na linha de utilitários esportivos da marca. Embora o nome definitivo ainda não tenha sido divulgado, a montadora indicou que será composto por até cinco letras.
Desenvolvido e produzido no Brasil, o Gol SUV terá design assinado por José Carlos Pavone, head de design da VW Américas, e promete criar uma nova categoria para a marca no mercado brasileiro. Este lançamento faz parte do ambicioso plano da Volkswagen de lançar 16 novos veículos até 2028.
Recentemente, o Gol SUV foi flagrado em novos testes. O modelo será compartilhado com a Skoda, que começará a produzir uma versão equivalente, chamada Kylaq, na Índia a partir de outubro. Ambos os modelos usarão a plataforma MQB-A0 e terão várias peças em comum.
Em termos de motorização, o Gol SUV será equipado com o motor 1.0 TSI turbo de três cilindros, com possibilidade de também oferecer o motor 1.0 MPI aspirado, dependendo dos concorrentes no mercado. A Volkswagen pretende que o Gol SUV tenha vendas anuais no Brasil próximas a 50 mil ou 70 mil unidades, volume semelhante ao esperado para o Kylaq na Índia.
O protótipo camuflado do Gol SUV será apresentado no estande da Volkswagen durante o Rock in Rio 2024, entre 13 e 22 de setembro. Durante o evento, os visitantes poderão tentar adivinhar o nome do novo modelo em uma ativação especial.