No primeiro semestre de 2024, as vendas de veículos elétricos e a gás no Brasil aumentaram 79,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Anfavea.
Apesar desse crescimento impressionante, os números absolutos ainda são modestos, com 483 unidades emplacadas em 2024 contra 269 no ano anterior.
Os desafios que limitam a adoção desses veículos incluem os altos custos de aquisição, com caminhões elétricos custando até o dobro dos equivalentes a diesel, e a infraestrutura limitada para recarga e reabastecimento.
Atualmente, o país conta com cerca de 8 mil pontos de recarga públicos e semi-públicos, número que deve dobrar até o final deste ano, facilitando o acesso para os proprietários de veículos elétricos.
Venda De Caminhão A Gás Avançou
Os caminhões elétricos dominam as vendas de veículos pesados alternativos em 2024, com 86% do mercado, enquanto os modelos a gás cresceram, totalizando 69 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 38% em relação a 2023.
A Scania e a Iveco são as principais fabricantes que oferecem esses veículos no mercado brasileiro, com a Scania expandindo sua rede de postos de abastecimento de gás de cinco para 45, projetando alcançar 92 postos até o final do ano.
A Scania também lançou o modelo X-gás, com maior autonomia, utilizando dois cilindros de gás que proporcionam até 650 km de autonomia, um incremento significativo em relação aos modelos anteriores.
Espera-se que as vendas de caminhões a gás e elétricos continuem crescendo, impulsionadas pela redução de emissões e pelos benefícios operacionais, como custos de manutenção menores e maior conforto para os motoristas.