Em tempos de ajustes econômicos, os hábitos de consumo dos brasileiros estão passando por transformações significativas. Com a necessidade de gerenciar melhor os gastos, muitas famílias, como a do professor Fernando Scarabelin, estão revisando suas escolhas na hora de comer fora ou pedir comida. “Após perceber a diferença nos preços, reduzimos a frequência de uso do delivery. Ainda frequentamos restaurantes com a mesma frequência, mas agora optamos por preparar nossas refeições em casa nos fins de semana”, relata ele.
Essa mudança de comportamento reflete não apenas uma opção por economia, mas também uma adaptação aos novos formatos de trabalho, como o presencial, híbrido e home office, que influenciam diretamente no tipo de consumo em restaurantes e serviços de entrega de comida.
Quais são as principais causas do aumento nos custos de delivery?
Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aponta as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery como um dos principais motivos para os preços elevados. “Atualmente, as taxas do aplicativo podem chegar a 30% do valor total. Metade desse custo é geralmente repassada para o cliente e a outra metade impacta diretamente na margem de lucro dos estabelecimentos”, explica Solmucci.
Impacto das Taxas de Aplicativos nos Restaurantes
Os pedidos por aplicativos de entrega já se tornaram uma rotina para três de cada quatro consumidores brasileiros, segundo estudo da Abrasel. No entanto, essas plataformas, embora aumentem o alcance dos restaurantes, impõem custos que afetam a saúde financeira desses negócios. “Embora o iFood ofereça uma plataforma ampla para os restaurantes listarem seus produtos, a definição de preços ainda fica a critério de cada estabelecimento, conformando-se com as políticas do serviço”, afirma a empresa em nota.
Como os consumidores estão reagindo às mudanças?
De acordo com a pesquisa mencionada, cerca de 70% dos adeptos do delivery realizam pedidos entre duas e cinco vezes por mês. No entanto, com o aumento das taxas e a necessidade de economizar, os consumidores estão se tornando mais seletivos e estratégicos em suas escolhas. Muitos estão optando por buscar os pedidos diretamente no restaurante ou escolhendo cozinhar em casa, especialmente durante os fins de semana, para evitar as sobretaxas impostas pelos aplicativos de entrega.
- Redução no uso de aplicativos de delivery devido às altas taxas.
- Preferência por cozinhar em casa para economizar nos finais de semana.
- Manutenção da frequência de visitas a restaurantes, com escolhas mais econômicas.