Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm uma nova opção para requerer o auxílio-doença: agora, é possível solicitar o benefício diretamente em 33 agências dos Correios em Sergipe. Esta iniciativa visa agilizar o processo de concessão de auxílio para aqueles que necessitam de afastamento por até 180 dias.
A parceria entre o INSS e os Correios tem como objetivo expandir o atendimento, com a expectativa de que em breve todas as unidades da estatal ofereçam esse serviço. Para facilitar a solicitação, os segurados podem se dirigir a uma das agências e, no local, os funcionários digitalizarão a documentação necessária, inserindo-a diretamente no sistema do INSS. Alternativamente, é possível iniciar o processo ligando para a Central 135 e finalizar a solicitação nos Correios, tendo um prazo de cinco dias para apresentar os documentos exigidos.
Documentação Necessária
Para a concessão do auxílio-doença por meio do Atestmed, é fundamental apresentar uma documentação médica ou odontológica. Os documentos devem ser legíveis e não conter rasuras, e devem incluir:
- Nome completo do segurado;
- Data de emissão dos documentos, que não deve ser superior a 90 dias da solicitação;
- Diagnóstico por extenso ou o código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
- Assinatura do profissional de saúde, que pode ser eletrônica e válida;
- Identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe;
- Data de início do afastamento;
- Prazo estimado necessário para a recuperação, preferencialmente em dias.
Essa nova opção de atendimento pode representar um alívio significativo para os segurados, garantindo que o processo de solicitação do auxílio-doença seja mais acessível e eficiente. Para mais informações, os interessados podem consultar as agências dos Correios em suas localidades.