O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) divulgou sua 16ª edição dos testes de economia, revelando os carros mais eficientes em consumo de combustível no mercado brasileiro atualmente.
Com a participação de 813 modelos de 36 marcas, os testes são coordenados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), avaliando não apenas a economia de combustível, mas também a eficiência energética e emissões de gases.
Os veículos elétricos (BEVs) mostraram-se os mais econômicos, com destaque para modelos como BYD Dolphin, Renault Kwid E-Tech e Hyundai Kona EV, que agora são avaliados com base em autonomia de distância percorrida, refletindo uma mudança para alinhar-se com as normativas internacionais e o avanço tecnológico.
O programa abrange uma ampla gama de tecnologias: 96 modelos elétricos, 66 híbridos plug-in, 124 híbridos convencionais, 273 flex, 281 a gasolina e 164 a diesel.
Cada modelo recebe uma etiquetagem que vai de A (mais econômico) até E (menos econômico), com 115 veículos conquistando o Selo Conpet de Eficiência Energética, indicando os mais eficientes em suas categorias.
Ranking dos Mais Econômicos
Para aqueles interessados nos compactos a combustão, os dados do Inmetro revelam os 10 carros mais econômicos em 2024, com base na eficiência energética medida em Mega Joules por quilômetro (MJ/km):
- Renault Kwid 1.0
- Chevrolet Onix Plus 1.0
- Chevrolet Onix 1.0
- Peugeot 208 1.0
- Fiat Cronos 1.0
- Renault Stepway 1.0
- Volkswagen Polo 1.0T
- Fiat Mobi
- Hyundai HB20 1.0
- Volkswagen Polo 1.0
Esses modelos destacam-se não apenas pela economia de combustível, mas também pela combinação de eficiência energética e desempenho, oferecendo opções interessantes para quem busca um veículo econômico e eficiente em 2024.