O Citroën C4 Cactus, SUV compacto que conquistou muitos brasileiros, oficialmente deixa de ser vendido no país. A decisão já era esperada, mas surpreende fãs e especialistas. Embora nunca tenha figurado entre os mais vendidos, o modelo conquistou admiradores por seu design exótico e boa dirigibilidade.
Lançado em 2018, o C4 Cactus enfrentava uma queda acentuada nas vendas nos últimos anos. Em 2024, até novembro, foram apenas 1.017 unidades emplacadas, com destaque para o mês de janeiro, quando 193 unidades foram vendidas. Em novembro, o modelo registrou o menor número de emplacamentos, com apenas 24 carros vendidos.
O fim do modelo é consequência da nova estratégia da Citroën, que agora aposta em carros mais acessíveis. O C4 Cactus estava desalinhado com essa mudança, especialmente por ser fabricado na plataforma PF1, já descontinuada pela marca. Além disso, a produção do modelo será encerrada em Porto Real (RJ) ainda neste mês, conforme fontes do setor.
Junto com a saída do C4 Cactus, também se despede o motor 1.6, que esteve presente em versões aspirada (122 cv) e turbo (173 cv). Esse motor continuará sendo montado em Porto Real, mas não estará mais disponível no Brasil.
Apesar de seu desempenho comercial discreto, o C4 Cactus se destacou pela inovação no design, com as icônicas “airbumps” nas laterais, que ajudavam a proteger o veículo de pequenos impactos. A despedida do modelo marca o fim de uma era para a Citroën no Brasil, que agora se concentra na linha C3, composta pelo hatch e pelos SUVs Aircross e Basalt.