No cenário atual das rodovias paulistas, a presença de radares tem simbologia relevante para a segurança dos motoristas. Nos próximos anos, especialmente a partir de 2025, o estado de São Paulo passará por uma transformação significativa nessa área. O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) iniciará a instalação de novos tipos de radares, que prometem ser mais avançados e eficazes, visando diminuir acidentes e melhorar a segurança no tráfego.
Ao contrário do que se esperava, estes dispositivos não utilizarão a tecnologia Doppler. Em seu lugar, serão adotados radares do tipo Fixo-Controlador e Fixo-Redutor. Essa transição na escolha tecnológica marca um avanço significativo nas táticas de monitoramento das rodovias, com a implementação prevista para o primeiro semestre de 2025. A seguir, serão exploradas as características e o impacto esperado desses novos equipamentos.
Qual é a tecnologia por trás dos novos radares?
Os novos radares projetados para as rodovias de São Paulo vão empregar uma abordagem diferente de medição de velocidade, utilizando laços indutivos embutidos no asfalto. Esta tecnologia é mais confiável e proporciona leituras mais precisas, minimizando o impacto de interferências externas. Isso contrasta com a tecnologia Doppler, que depende de ondas de frequência para obter dados de veículos.
Os radares Fixo-Redutor não apenas fiscalizarão a velocidade, mas também exibirão em tempo real a velocidade dos veículos nos displays, especialmente em áreas onde o limite não ultrapassa 60 km/h. Este recurso visa aumentar a conscientização dos motoristas em tempo real, incentivando um comportamento mais seguro nas estradas.
Onde serão instalados os novos radares?
A instalação ocorrerá em 649 pontos distribuídos em mais de 150 rodovias estaduais que não são concessões privadas. Entre essas, a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) é um exemplo, conectando cidades como Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba. Estes pontos foram selecionados considerando fatores como volume de tráfego, histórico de acidentes e características vias, priorizando locais que demandam maior fiscalização.