Historicamente, a venda de um carro usado antes da compra de um novo era feita, preferencialmente, por meio de negociações diretas, seja com compradores particulares ou lojas especializadas. As concessionárias, por sua vez, eram vistas como opções menos vantajosas, oferecendo valores baixos na troca por veículos novos. No entanto, essa dinâmica está em transformação.
Bônus Atrativos nas Concessionárias
Atualmente, muitas marcas estão oferecendo bônus significativos para aqueles que optam pelo trade-in. Esses bônus podem chegar a R$ 15 mil em marcas generalistas e até ultrapassar R$ 60 mil em veículos premium. Essa mudança torna a troca na concessionária uma alternativa mais atraente em comparação à venda direta.
O Crescimento do Mercado de Seminovos
O mercado de usados passou por uma revolução, especialmente no segmento de seminovos, que se tornou altamente competitivo. Em 2024, o Brasil registrou um recorde histórico, com quase 16 milhões de unidades vendidas, sendo 2,5 milhões de carros com até três anos de uso.
A pandemia trouxe uma demanda crescente por veículos, enquanto a produção enfrentou desafios, como a escassez de chips eletrônicos. Esse cenário resultou em um fenômeno inédito: os preços dos seminovos aumentaram a ponto de, em alguns casos, modelos usados custarem mais do que veículos novos. Anteriormente, era comum que um carro zero desvalorizasse cerca de 30% logo após a compra. Contudo, essa realidade foi completamente transformada.
Com a crise de oferta, os seminovos se tornaram ainda mais desejáveis, especialmente considerando que a espera por um carro novo pode ser longa. As concessionárias perceberam a oportunidade de lucrar não apenas na venda de veículos novos, mas também na revenda dos seminovos que entram como parte do pagamento.