Brasil Financeiro
  • Notícias
  • Bolsa Família
  • Bancos
  • Curiosidades
  • Economia
  • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Brasil Financeiro - Últimas notícias
  • Notícias
  • Bolsa Família
  • Bancos
  • Curiosidades
  • Economia
  • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Brasil Financeiro - Últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados

Você deve fazer isso se comprou um presente de Natal pela internet e não recebeu

Luis Ronaldo Por Luis Ronaldo
28/12/2024
Em Notícias
Créditos: depositphotos.com / AntonMatyukha

Créditos: depositphotos.com / AntonMatyukha

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar


Com a proximidade do Natal, o desafio de entregar presentes a tempo torna-se imenso, especialmente para o Papai Noel. Porém, não é só o bom velhinho que pode atrasar-se nesta tarefa. Compras online podem ocasionalmente não serem entregues no prazo previsto, causando frustração aos consumidores. A boa notícia é que há métodos eficazes para lidar com tais situações.

Quando um presente não chega, a primeira ação do consumidor deve ser estabelecer contato com o fornecedor através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou outros meios de comunicação disponibilizados pela empresa. Caso a tentativa não resolva o problema, é aconselhável procurar órgãos de defesa do consumidor como o Procon ou até mesmo recorrer ao sistema judiciário em casos mais severos.

Direitos Garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor

Tudo que é prometido por uma empresa em troca de pagamento deve ser cumprido, incluindo prazos de entrega. Se isto não ocorrer, o consumidor tem garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) o direito de optar por:

  • Cumprimento da oferta: Exigir que o fornecedor honre o acordo e entregue o produto como prometido.
  • Substituição do produto: Solicitar outro item de valor equivalente ou um serviço similar.
  • Cancelamento da compra: Pedir o cancelamento e o reembolso total dos valores pagos, com as correções devidas.

Como Proceder Diante de um Atraso ou Falta de Entrega?

Se o presente comprado online não for entregue, há passos que o consumidor pode seguir para tentar resolver a situação:

Veja mais

O sedã mais barato do Brasil é da Chevrolet e faz quase 17 km/litro

O sedã mais barato do Brasil é da Chevrolet e faz quase 17 km/litro

06/04/2025
A matéria escura pode sugar todos os planetas do sistema solar

A matéria escura pode sugar todos os planetas do sistema solar

06/04/2025
  1. Contatar o SAC: A primeira etapa é comunicar o problema ao Serviço de Atendimento ao Consumidor, uma vez que pode ser solucionado imediatamente. É essencial guardar qualquer número de protocolo fornecido.
  2. Reclamar com o Procon: Caso não haja resolução pelo SAC, é aconselhável formalizar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor estaduais ou municipais.
  3. Procurar ajuda jurídica: Na ausência de solução satisfatória, a assistência de um advogado especializado pode ser necessária para orientar a questão legal.

Compras em Marketplaces: Há Diferença?

Em compras através de marketplaces, os direitos do consumidor são equivalentes, mesmo que o site não seja o vendedor direto. Conforme o Procon-SP, aplica-se a responsabilidade objetiva, onde o fornecedor responde por problemas ocorridos, independentemente de culpa. Esta responsabilidade decorre do risco inerente do negócio, e a presença do marketplace na transação pode caracterizá-lo como responsável pelas medidas corretivas.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor aborda a teoria da aparência, responsabilizando intermediadores ou marcas que, pela publicidade ou imagem, são identificados pelo consumidor como parte do processo de venda. Portanto, consumidores têm respaldo legal mesmo nesse modelo de compras.

EnvieCompartilheCompartilhe164Tweet102
Próximo post
Falcão não pensou duas vezes e colocou mansão R$ 13,5 milhões à venda

Falcão não pensou duas vezes e colocou mansão R$ 13,5 milhões à venda

O sedã mais barato do Brasil é da Chevrolet e faz quase 17 km/litro
Notícias

O sedã mais barato do Brasil é da Chevrolet e faz quase 17 km/litro

Por Isabelle LC
06/04/2025
0

Em 2025, o Chevrolet Onix Plus se consolidou como um dos sedãs mais desejados no mercado brasileiro. Com um design...

A matéria escura pode sugar todos os planetas do sistema solar

A matéria escura pode sugar todos os planetas do sistema solar

06/04/2025
Schwarzenegger e Bruce Springsteen entram para a lista de bilionários da Forbes

Schwarzenegger e Bruce Springsteen entram para a lista de bilionários da Forbes

05/04/2025
Elon Musk tem fortuna trilionária, enquanto a do Véio da Havan surpreende

Elon Musk tem fortuna trilionária, enquanto a do Véio da Havan surpreende

05/04/2025
Alterações no prêmio do BBB 25 deixa brothers com queixo no chão

Alterações no prêmio do BBB 25 deixa brothers com queixo no chão

04/04/2025
Atriz queridinha dos brasileiros revelou ‘Tenho cinco apartamentos e estou comprando mais um’

Atriz queridinha dos brasileiros revelou ‘Tenho cinco apartamentos e estou comprando mais um’

04/04/2025
  • Brasil Financeiro
SB Conteúdo

© 2024 Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Bolsa Família
  • Bancos
  • Curiosidades
  • Economia
  • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade

© 2024 Todos os direitos reservados